CASA DE VIDRO

A casa elevada sobre pilotis e com uma fachada desimpedida, projetada para possibilitar o uso de fechamentos em vidro, é um conceito arquitetônico que tem raízes no movimento modernista e que se mantém relevante até os dias atuais. Essas características estruturais criam uma fusão harmoniosa com um entorno natural e arborizado, o que resulta na perfeita integração do espaço interno com o jardim.
As amplas esquadrias de vidro que percorrem as extremidades do pavimento térreo proporcionam uma sensação de liberdade visual, permitindo que o olhar flua através da casa. Enquanto isso, o pavimento superior adota um fechamento em brises metálicos, que garantem maior privacidade e discrição aos ambientes internos.
Uma estrutura de floreira, estrategicamente posicionada ao nível das copas das árvores, desempenha o papel de guarda-corpo, ao mesmo tempo em que oculta elegantemente o volume superior da casa. O contraste entre o pavimento superior, com sua abordagem fechada e discreta, e o pavimento térreo, que se destaca pela transparência e leveza, contribui para uma atmosfera única e equilibrada, enfatizando a harmonia entre arquitetura e natureza.

Data: 2022
Área: 1300m²
Local: Itu, SP
Arquitetura: Hueb Ferreira Arquitetos
Interiores: Hueb Ferreira Arquitetos
Equipe: Luiza Hueb, José Miguel Ferreira, Roberta Ferraz, Bianca Pastore, Juliana Hilkner, Júlia Almeida, Paula Loturco, Clara Nardin, Mariana Pires, Julia Mioni e Maria Antonia Mello.
Fotos: Matheus Passos